Shimaa Qassem - Miss Iraque 2015 - é ameaçada de morte em seu país

Fonte: SIC Notícias


“Atacar mulheres que são figuras públicas é um esforço para que se fechem em casa”.

A “Miss Iraque 2015” revelou no Instagram ter recebido ameaças de morte apenas dois dias depois de outra modelo iraquiana ter sido morta a tiro. Num vídeo publicado na rede social, diz ter recebido várias mensagens de origem desconhecida.
No vídeo publicado este sábado, Shimaa Qassem explica ter recebido mensagens a dizer “és a próxima”. Ameaças que surgem poucos dias depois da morte de Tara Fares, outra modelo iraquiana, assassinada a tiro em Bagdá.

Shimaa Qassem - Miss Iraque 2015


A antiga “Miss Iraque” afirmou que as mulheres bem-sucedidas a nível profissional no Iraque estão a ser “chacinadas como galinhas”.

Em agosto, duas empresárias morreram “em circunstâncias misteriosas” nas suas casas, apenas com uma semana de diferença. Ambas frequentavam alegadamente os mesmos círculos sociais que Tara Fares.

Ainda não é claro se as mortes estão relacionadas, mas o primeiro-ministro acredita que existe “um plano por trás destes crimes”.

Para a fundadora do grupo iraquiano de direitos humanos “al-Amal”, os crimes recentes são uma mensagem para os ativistas e para a sociedade.

“Atacar mulheres que são figuras públicas é um esforço para que se fechem em casa”.

Link da matéria:

https://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2018-10-01-Miss-Iraque-2015-revela-ameacas-poucos-dias-apos-morte-de-outra-modelo

Opinião do blog:

O  Mundo Miss não é um mundo paralelo. Ele é formado por seres humanos, com suas características, opiniões, virtudes, anseios, etc. e não podemos nos calar mediante essas notícias. 
Sei que é muito mais fácil focarmos na preparação, vestuário e oratória de uma miss e muitos esquecem que ali há um ser humano que continua sua vida depois do término do reinado.
Saber que uma miss ou qualquer outra pessoa recebe ameaça de morte por expor sua opinião e visão de mundo é algo que me choca e me faz pensar a cada dia para onde vamos enquanto sociedade.
Medo me define neste momento!
Minha solidariedade e apoio a Shimaa Qassem, por isso tomei a decisão de divulgar essa notícia aqui no blog.

Comentários

Postagens recentes