O engajamento social nos concursos de miss é essencial

Diariamente vejo e leio reportagens com conteúdo sobre os concursos de miss.
Infelizmente fora da mídia especializada é difícil encontrar alguma com um olhar positivo sobre o tema. A maioria é superficial, com erros de dados e fatos, que demostra a incapacidade desses programas e canais em realizar um pesquisa (quando é realizada) imparcial.

Demi-Leigh Nel-Peters - Miss Universo 2017 -  discursa na campanha Unbreakable

A última polêmica foi com a apresentadora Chris Flores, que detonou os concursos no Programa Raul Gil. Eu fiz uma postagem sobre o assuno que gerou diversos comentários indignados nas redes sociais, mas me pergunto o que realmente deve ser feito para reverter essa situação? 
Aqui no blog sempre levantei a bandeira do trabalho social que, na minha opinião, todo concurso e miss deve ter como principal função durante o reinado.
Os grandes concursos internacionais normalmente apoiam uma causa específica ou realizam projetos sociais.
O Miss Mundo com seu projeto Beleza com Propósito promove ações de amparo social pelo mundo e este ano tivemos a visita de Miss Mundo 2017 - Manushi Chhillar - no Brasil promovendo algumas ações.

Manushi Chhillar - Miss Mundo 2017 - visita entidade filantrópica no Brasil

A Miss Universo 2017 - Demi-Leigh Nel Peters - tem participado de projetos em seu país natal, África do Sul, como a campanha "Unbreakable" que tem como objetivo educar, elevar e capacitar mulheres para lidar com situações de ameaça às suas vidas.

Miss Universo 2017 com as participantes da campanha Unbreakable

O tão criticado Miss Terra tem uma causa social sólida, que é a preservação ambiental, e realiza projetos nas Filipinas e em alguns países franqueados.

Karen Ibasco - Miss Terra 2017 em ação ambiental


A Miss International 2017 - Kevin Lilliana - tem sido convidada em seu país natal, Indonésia, para palestrar em eventos culturais.

Kevin Lilliana - Miss International 2017 -  discursa em evento sobre intercâmbio cultural 

Um concurso que vem ganhando minha admiração a cada edição é o Miss Grand International com seu lema "Para a Guerra". A organização realiza visitas a países em situação de guerra civil e também apoia entidades filantrópicas no oriente.

Maria Jose Lora - Miss Grand International 2017 visita instituição na Indonésia


No Brasil temos a organização CNB - Concurso Nacional de Beleza -  que tem um belo projeto relacionado à Hanseníase e também a Casting Misses que organiza o concurso Belezas do Brasil e que defende o empoderamento feminino.

Gabrielle Vilela (dir.) em instituição filantrópica no Brasil


Campanha do concurso Belezas do Brasil

Infelizmente essas ações não são mostradas nos programas de TV e canais no Youtube de influenciadores que adoram criticar os concursos.
Eu como fã dos concursos de miss faço minha parte aqui no blog divulgando as ações e cobrando engajamento social das nossas misses e organizações nacionais. Não basta só ficar admirando a beleza, os vestidos e a passarela das misses, o mundo miss é muito mais que isso.
Temos que reverter esse quadro, pois somos maiores em número se comparados aos detratores.
O momento é agora!

Comentários

Postagens recentes