Espanha terá representante transexual no Miss Universo 2018

Angela Ponce será a primeira trans-mulher a participar do Miss Universo

Ontem a Espanha promoveu um marco na história dos concursos de miss ao eleger Angela Ponce como Miss Espanha Universo 2018.
A bela  é a primeira trans-mulher  a conquistar o título disputado por mais 19 candidatas (todas cisgênero). O concurso aconteceu Auditorio August, Palau Firal i de Congressos, em Tarragona.

Angela Ponce - Miss Espanha Universo 2018

A eleição de Angela Ponce para representar a Espanha no Miss Universo 2018 é uma importante conquista para a comunidade LGBTQ de todo o mundo na busca por igualdade, representatividade, direitos e respeito.
A organização do Miss Espanha Universo e do Miss Universo colherão muitos frutos positivos com o fato e espero que outros países e concursos internacionais sigam o exemplo da Espanha, já que os concursos são vistos como conservadores, retrógrados e até anacrônicos pela mídia, influenciador@s e blogueir@s não especializados. 



No Brasil a repercussão é grande e felizmente a maioria dos comentários é de apoio e comemoração, mas um outro tanto de desaprovação e transfóbicos também tomam conta dos grupos especializados em concursos de miss. Muitos argumentam que já existe um concurso específico para as trans-mulheres, o Miss International Queen, realizado na Tailândia. Não desaprovo a existência desse concurso, pelo contrário, pois ele é bem produzido e tem crescido a cada edição, mas acredito que as trans-mulheres devem ter o poder de escolha e participar do concurso que desejarem.

Foto oficial do concurso

É importante relatar que o diretor nacional do CNB - Concurso Nacional de Beleza, Henrique Fontes, publicou em seu IG pessoal que se tiver autorização da organização Miss Mundo, em 2019 o concurso passará a aceitar a participação de trans-mulheres.


Angela Ponce com a sua antecessora Sofia del Prado

Em 2012, o Miss Universo Canadá teve entre suas semifinalistas a trans-mulher Jenna Talackova e mostrou para todos o mundo que não existe nada que impeça a participação delas no concurso.

Jenna Talackova no Miss Universo Canadá 2012

Eu estou muito feliz pela eleição de Angela Ponce como Miss Espanha Universo 2018. Se ela irá vencer o Miss Universo 2018 é um outro capítulo que poderá ser escrito na história do concurso.

                                 Performance de Angela Ponce no concurso

Comentários

Postagens recentes