Pular para o conteúdo principal

Domínio latino-americano nos concursos de beleza pode chegar ao fim segundo o Missosology


Site filipino analisa a situação da região e não vislumbra resultados positivos nos próximos 5 anos


"O epicentro do mundo dos concursos está se afastando lentamente da região da América Latina e há muitos fatores que contribuem para isso. A primeira e principal razão é de natureza econômica. Os concursos precisam de patrocínios e cobram taxas de franquia e para que isso se materialize é necessário ter um grande número de fãs no país e a economia também deve estar equilibrada. Infelizmente, o crescimento econômico da região latino-americana estagnou em 2015 e uma recessão de 1% ocorreu em 2016 antes de uma fraca recuperação no ano passado. O estrago econômico na Venezuela, bem como a recessão no Brasil, talvez não tenham diminuído o interesse do público pelos concursos, mas patrocinadores foram difíceis de se conseguir."

Em 1985 o top 5 do Miss Universo foi formado por três latino-americanas, uma europeia e uma africana

Sudeste asiático deve ser destacar ainda mais nos concursos

"Ao contrário disso temos o Sudeste Asiático, onde as principais economias experimentaram um crescimento nos últimos cinco anos. Os patrocínios são abundantes e o interesse do público nos concursos está crescendo. Alguns países da região como Laos, Myanmar e Camboja decidiram participar dos grandes concursos internacionais. E não é de se admirar que os países da região com uma forte infraestrutura publicitária, como Filipinas, Tailândia e Indonésia, tenham se destacado no Big5 recentemente."

O fim de uma era

"O problema da região latino-americana também foi exacerbado pela aposentadoria de Osmel Souza da organização Miss Venezuela há algumas semanas. Todos sabiam que um dia isso aconteceria, mas ninguém esperava que fosse agora. A aposentadoria de Osmel não vislumbra um futuro promissor não só para a Venezuela, mas da cena latino-americana em geral. Afinal, a Venezuela sempre foi o destaque da região.
Outra razão é que quase todos os principais concursos internacionais, exceto o Miss Beleza Internacional, mudaram sua estratégia ao selecionar suas semifinalistas. O Miss Universo no ano passado decidiu mudar seu formato, de modo que apenas 4 candidatas de três regiões (Américas, Europa, Ásia-Pacífico e África) obtiveram vagas no grupo. Outros grandes concursos internacionais podem não ter anunciado oficialmente mudanças em seu formato, mas com base nos grupos de semifinalistas, assim como o Miss Universo, houve um bloqueio à dominação da região latino-americana."

No top 6 do Miss Universo 2016 havia apenas duas latino-americanas

O que o futuro reserva para a região latino-americana nos concursos

"Ainda assim não se pode desprezar a região latino-americana. Vale lembrar que o México conquistou o 2º lugar no Miss Mundo 2017 e a Colômbia também ficou em 2º lugar no Miss Universo 2017 e no Miss Supranational 2017. O que provavelmente vamos ver nos próximos cinco anos é que as vencedoras serão de uma outra região, principalmente porque a Venezuela pode não continuar forte como antes. No entanto, os analistas alertaram que o espaço deixado pela Venezuela pode ser preenchido pelo México e pela Colômbia, ao invés de países fora da América Latina. Por enquanto, é seguro dizer que as misses latinas não vão mais dominar os grandes concursos internacionais como antes, mas a região continuará a ser apaixonada pelos concursos como sempre foi."

Link da matéria original:

http://missosology.org/big5/analysis/48390-end-latina-domination/

Comentários

Top 5 de acessos no mês

Nota de falecimento: Rejane Vieira da Costa (Goulart) - Miss Brasil 1972

Hoje o Mundo Miss está de luto. Infelizmente pela manhã recebi, através do grupo do Voy Miss Brasil On Board no Facebook, a notícia do falecimento da MISS BRASIL 1972 - Rejane Vieira (Goulart era seu sobrenome artístico). Confesso que relutei em acreditar que uma das minhas misses  Brasil preferidas tinha partido tão cedo (59 anos) e resolvi esperar uma confirmação oficial para então escrever um post, que veio pelo site oficial do MISS BRASIL. O motivo do falecimento foi um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorrido durante o período de recuperação de uma cirurgia feita em decorrência de uma trombose. Rejane Vieira era uma unanimidade no Mundo Miss no Brasil, uma das misses mais queridas pela sua impactante beleza e simpatia com os fãs. No MISS UNIVERSO 1972 ela conquistou o 2° lugar, e não vou afirmar que foi injusto pois a australiana Kerry Wells também era uma lindíssima.  A gaúcha  atuou como atriz e participou de algumas novelas de sucesso como Ti Ti Ti (1985), Mandala (1988), Fe…

Júlia Gama é a Miss Brasil 2020

O suspense acabou!Depois de semanas de especulações, o Mundo Miss brasileiro conheceu há pouco, numa transmissão pelo canal da organização U Miss Brasil no Youtube, a representante do país na próxima edição do Miss Universo.A gaúcha Júlia Gama teve seu nome ventilado há algumas semanas como possível indicada, mas por ser a Miss Brasil Mundo 2014, muito descartaram essa possibilidade.Ela se torna ao lado de Adriana Alves de Oliveira, as únicas brasileiras a representarem o Brasil no Miss Universo e no Miss Mundo.
Eu fiquei muito feliz com a indicação, pois ela é linda, inteligente e fala fluentemente espanhol, inglês e mandarim. Sua oratória é perfeita e acredito que isso contará muito ao seu favor no Miss Universo.Parabéns para Júlia Gama pela conquista e a organização pela indicação.

Fernanda Bôscolo - Miss Brasil Beleza Internacional 1980

O 2º lugar no Miss Brasil 1980 deu a oportunidade da lindíssima paulista Fernanda Bôscolo de ser a Miss Brasil Beleza Internacional 1980.
O concurso foi realizado no dia 04 de novembro em Tóquio, no Japão. Apesar de  ter uma beleza impactante, a paulista não foi classificada entre as três finalistas, numa edição muito estranha, que sequer teve chamada para semifinalistas.Biografia*Apesar de nascida na capital, Fernanda mudou-se para Santos aos 6 anos de idade, e o primeiro concurso que disputou foi aos 6 anos, o Mini Miss São Paulo, no programa de TV "Almoço com as Estrelas", competindo com mais de 500 crianças. Em 1980, antes de completar 18 anos de idade, e já morando em Santos, foi eleita Rainha das Praias Brasileiras, no Ilha Porchat Clube, e ganhou o direito de representar o país no Miss Tanga Internacional, realizado em Caracas, Venezuela. Mais de quarenta garotas ambicionavam o título, que acabou ficando em suas mãos, tendo sido coroada pela venezuelana Irene Sáez, Mi…

Lúcia Alexandrino - Miss Brasil Beleza Internacional 1969

Em 1969, o estado de São Paulo elegeu Maria Lúcia Alexandrino dos Santos, como sua representante no Miss Brasil.
Lúcia Alexandrino, como ficou conhecida, chegou como favorita ao certame nacional ao lado da catarinense Vera Fischer.



Seu desfile em traje de noite foi marcante, com destaque na mídia da época. Conquistou o 2º lugar e o direito de representar o país no Miss Beleza Internacional em Tóquio - Japão. A vencedora foi a maravilhosa Vera Fischer.


A belíssima paulista tinha uma missão difícil no certame internacional, tentar o bicampeonato para o Brasil, pois no ano anterior Maria da Glória Carvalho havia vencido o concurso. Classificou-se no top 15 e a vencedora foi Valerie Susan Holmes da Grã Bretanha.


Biografia*
Filha de Conceição Alexandrino Santos, Maria Lúcia nasceu no interior do Estado de São Paulo, no município de Lins. Foi namorada do escritor Mário Prata quando encenou a novela Estúpido Cupido. Casou-se com o empresário Oscar Klabin Segall (05-02-1930 - 06-07-2002), filho …

A Miss mais bela do ano de 1953 - Denise Perrier

Em 1953 a França conquistou a coroa nos dois maiores concursos de beleza. No Miss Mundo, Denise Perrier, venceu outras 14 candidatas no dia 19 de outubro em Londres, cerca de três meses antes, sua conterrânea Christiane Martel já havia vencido o Miss Universo em Long Beach - Estados Unidos, derrotando 25 candidatas.O mundo da beleza era da França. Entre as duas francesas a beleza que mais me agrada é a de Denise Perrier - Miss Mundo 1953, que até hoje é celebrada pela direção do concurso participando de algumas edições recentes. Você concorda com a minha opinião?
Vencedora: Denise Perrier - Miss Mundo 1953



Concorrente: Christiane Martel - Miss Universo 1953