Pular para o conteúdo principal

Letícia Silva - Miss Terra Brasil 2014 - divulga projeto ambiental em Curitiba-PR

Fonte: site oficial do Miss Terra Brasil

Faltam poucos dias para o maior concurso ligado à causa ambiental do mundo, o Miss Earth. O evento será realizado em Manila, nas Filipinas. A chegada das candidatas ao país sede está prevista para 06 de novembro, com a final no dia 29. Letícia Silva é a representante do Brasil, indicada pela Look Top Beauty que é a detentora da franquia nacionalmente. Enquanto se prepara, Letícia cumpre uma agenda de visitas para divulgação do seu projeto ambiental sobre a preservação das Cataratas do Iguaçu.
O projeto dela consiste em divulgar as ações sustentáveis e de preservação do meio ambiente praticadas pelo Parque Nacional do Iguaçu. “Por se tratar do ano do eco turismo no Mis Earth busquei uma região turística, próxima de minha cidade, que é Cascavel no Paraná. Assim me veio à mente divulgar as ações que o Parque Nacional do Iguaçu realiza para garantir a preservação das cataratas, uma das sete maravilhas do mundo”, afirma.
Como parte do projeto ela tem realizado visitas e palestras, buscando informar não só crianças, mas também adultos sobre o assunto. Ela explica sobre alguns projetos realizados dentro do parque como o “Carnívoros do Iguaçu” que busca proteger a onça pintada, o “Dia da Árvore”, no qual se incentiva o plantio de mudas para compensar a emissão de CO2, entre outros.
O passeio de ônibus panorâmico, por exemplo, é realizado em um veículo que possui alta tecnologia e menos emissão de CO2. “Espero chegar no Miss Earth e mostrar ao mundo a importância de projetos ambientais como esses que garantam a preservação em parques turísticos"explica Letícia.
O Parque
Dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela gestão das Unidades de Conservação do Brasil, o Iguaçu é exemplo de integração entre a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.
O Parque nacional do Iguaçu, criado em 1939, pelo Decreto N° 1.035, abriga o maior remanescente de floresta Atlântica (estacional semidecídua) da região sul do Brasil. O Parque protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras, das quais algumas ameaçadas de extinção, como onça-pintada (Pantheraonca), puma (Puma concolor), jacaré-de-papo-amarelo (Caimanlatirostris), papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), gavião-real (Harpia harpyja), peroba-rosa (Aspidospermapolyneutron), ariticum (Rolliniasalicifolia), araucária (Araucariaaugustifolia), além de muitas outras espécies de relevante valor e de interesse cientifico.
Essa expressiva variabilidade biológica somada à paisagem singular de rara beleza cênica das Cataratas do Iguaçu, fizeram do Parque Nacional do Iguaçu a primeira Unidade de Conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, no ano de 1986.
Além de proporcionar uma visita inesquecível aos turistas, a Cataratas do Iguaçu S.A. preocupa-se em desenvolver ações de preservação da natureza, afinal está localizada dentro de uma das maiores unidades de conservação e proteção da Mata Atlântica no Brasil – o Parque Nacional do Iguaçu.
O respeito ao meio ambiente esteve presente desde o início das obras de revitalização da unidade, com o uso de materiais de mínimo impacto ambiental e que se integram à natureza. A concessionária mantém um bosque na região do estacionamento, que todo ano recebe muda de árvores típicas, visando compensar a emissão de carbono gerada pela empresa.
O mesmo ocorre no sistema de transporte implantado no parque, que utiliza frota de ônibus que respeita a legislação e possui tecnologia avançada, menos agressiva ao ambiente.
Da mesma forma, com a implantação do sistema de transporte coletivo, foi limitado o trânsito de ônibus de turismo e de carros na unidade, reduzindo a queima de combustíveis, os ruídos e a possibilidade de atropelamento de animais.
Outras ações de preservação realizadas pela Cataratas S.A. foram a implantação de uma estação de tratamento de esgoto, com capacidade para tratar 350 mil metros cúbicos por dia; uso de torneiras com fechamento automático, para reduzir o consumo de água; recolhimento e separação de materiais recicláveis.
A utilização de produtos biodegradáveis e reciclados; coleta diária de dejetos orgânicos; e encaminhamento de óleo e de lixo hospitalar a empresas especializadas constituem outras medidas em prol do meio ambiente.
Conscientização — A educação ambiental também é incentivada pela concessionária, por meio do repasse de informações de preservação aos funcionários, que acabam as retransmitindo aos turistas. Ainda nessa linha, a empresa isenta do pagamento de transporte os alunos, professores e pesquisadores dos 14 municípios do entorno da unidade que frequentam a Escola Parque.

Letícia Silva - Miss Terra Brasil 2014


Comentários

Top 5 de acessos no mês

Nota de falecimento: Rejane Vieira da Costa (Goulart) - Miss Brasil 1972

Hoje o Mundo Miss está de luto. Infelizmente pela manhã recebi, através do grupo do Voy Miss Brasil On Board no Facebook, a notícia do falecimento da MISS BRASIL 1972 - Rejane Vieira (Goulart era seu sobrenome artístico). Confesso que relutei em acreditar que uma das minhas misses  Brasil preferidas tinha partido tão cedo (59 anos) e resolvi esperar uma confirmação oficial para então escrever um post, que veio pelo site oficial do MISS BRASIL. O motivo do falecimento foi um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorrido durante o período de recuperação de uma cirurgia feita em decorrência de uma trombose. Rejane Vieira era uma unanimidade no Mundo Miss no Brasil, uma das misses mais queridas pela sua impactante beleza e simpatia com os fãs. No MISS UNIVERSO 1972 ela conquistou o 2° lugar, e não vou afirmar que foi injusto pois a australiana Kerry Wells também era uma lindíssima.  A gaúcha  atuou como atriz e participou de algumas novelas de sucesso como Ti Ti Ti (1985), Man

Kátia Nascimento Guimarães - Miss Brasil Beleza Internacional 1985

Kátia Nascimento Guimarães foi a sexta paulista a conquistar o título de Miss Brasil Beleza Internacional em 1985. Ela foi a primeira da "era ilha Porchart" concurso popular na época realizado na ilha homônima da cidade de São Vicente, litoral paulista. Kátia Nascimento Guimarães (ao centro) - MBI 1985 No concurso Miss International 1985, a linda paulista foi top 15. 

Júlia Gama é a Miss Brasil 2020

O suspense acabou! Depois de semanas de especulações, o Mundo Miss brasileiro conheceu há pouco, numa transmissão pelo canal da organização U Miss Brasil no Youtube, a representante do país na próxima edição do Miss Universo. A gaúcha Júlia Gama teve seu nome ventilado há algumas semanas como possível indicada, mas por ser a Miss Brasil Mundo 2014, muito descartaram essa possibilidade. Ela se torna ao lado de Adriana Alves de Oliveira, as únicas brasileiras a representarem o Brasil no Miss Universo e no Miss Mundo. Júlia Gama - Miss Brasil 2020 Eu fiquei muito feliz com a indicação, pois ela é linda, inteligente e fala fluentemente espanhol, inglês e mandarim. Sua oratória é perfeita e acredito que isso contará muito ao seu favor no Miss Universo. Parabéns para Júlia Gama pela conquista e a organização pela indicação.  

Fernanda Bôscolo - Miss Brasil Beleza Internacional 1980

 O 2º lugar no Miss Brasil 1980 deu a oportunidade da lindíssima paulista Fernanda Bôscolo de ser a Miss Brasil Beleza Internacional 1980. Fernanda Bôscolo no MB 1980 (divulgação) O concurso foi realizado no dia 04 de novembro em Tóquio, no Japão. Apesar de  ter uma beleza impactante, a paulista não foi classificada entre as três finalistas, numa edição muito estranha, que sequer teve chamada para semifinalistas. Biografia* Apesar de nascida na capital, Fernanda mudou-se para Santos aos 6 anos de idade, e o primeiro concurso que disputou foi aos 6 anos, o Mini Miss São Paulo, no programa de TV "Almoço com as Estrelas", competindo com mais de 500 crianças. Em 1980, antes de completar 18 anos de idade, e já morando em Santos, foi eleita Rainha das Praias Brasileiras, no Ilha Porchat Clube, e ganhou o direito de representar o país no Miss Tanga Internacional, realizado em Caracas, Venezuela. Mais de quarenta garotas ambicionavam o título, que acabou ficando em suas mãos, tendo s

Lúcia Alexandrino - Miss Brasil Beleza Internacional 1969

Em 1969, o estado de São Paulo elegeu Maria Lúcia Alexandrino dos Santos, como sua representante no Miss Brasil. Lúcia Alexandrino, como ficou conhecida, chegou como favorita ao certame nacional ao lado da catarinense Vera Fischer. Traje típico no MB Seu desfile em traje de noite foi marcante, com destaque na mídia da época. Conquistou o 2º lugar e o direito de representar o país no Miss Beleza Internacional em Tóquio - Japão. A vencedora foi a maravilhosa Vera Fischer. Desfile em traje de noite no MB A belíssima paulista tinha uma missão difícil no certame internacional, tentar o bicampeonato para o Brasil, pois no ano anterior Maria da Glória Carvalho havia vencido o concurso. Classificou-se no top 15 e a vencedora foi Valerie Susan Holmes da Grã Bretanha. Às vésperas do MBI Biografia* Filha de Conceição Alexandrino Santos, Maria Lúcia nasceu no interior do Estado de São Paulo, no município de Lins. Foi namorada do escritor Mário Prata quando encenou a novela Estúpido Cupido. Casou-